quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

É a moda da Francisca dando samba

No ultimo dia útil desta primeira semana de dezembro, vai rolar o lançamento da coleção de alto verão da marca pernambucana Francisca, na maison Dona Santa | Santo Homem.

Todo mundo que é mais ligado em moda deve ter acompanhado um pouco da recente ascenção da marca de Virgínia Falcão. Que ela era modelo, todo mundo também já sabe. Mas que nós do Coletivo MC daríamos o gostiunho de breve bate-bola coma  moça... Ah, isso ninguém esperava!



Ela está no mercado da moda desde que se entende por gente. Virgínia Falcão saiu de casa aos 13 para desfilar e hoje é dona da opinião de moda mais respeitada da cidade e da única grife pernambucana que ocupa set list do maior showroom da cidade de São Paulo. Decidida e segura em tudo o que faz e diz, Virgínia inspira e expira moda e negócio. Fala de moda e mercado, prova que tem talento e que faz um trabalho com maturidade fashion.



Quais são os métodos utilizados para captar tendências e repassa-las de maneira coerente para os seus produtos?
Acredito no meu instinto. Já imprimi um estilo e, naturalmente, capto e transformo as tendências. Não há um método, não consigo fazer isso à luz da razão. Faz parte das coisas invisíveis.


Quem é o grande estilista, o grande designer de moda, na sua opinião?
Jacobs é genial. Mas vou citar o espanhol Balenciaga, o maior costureiro de todos os tempos. Foi ele quem desenvolveu o chemisier cintura marcada, que é um look muito elegante. Além dele, Coco Chanel, que dispensa explicações.

Para que marca brasileira você tira o chapéu?
Gosto da elegância discreta e mistura de tecidos da Huis Clos.

E a melhor modelo, para você, quem é?
Kate moss. Ela tem um estilo extraordinário, ela é contemporânea, tem identidade e senso de humor. É a melhor e mais bonita.

O que é moda e o que é estilo?
Moda é cíclica, se renova nos detalhes. E é consumo, porque representa o que é oferecido pelos estilistas, pelos designers. O que está na moda é o que está no mercado. E estilo é particular, bem pessoal. Para definir seu estilo, você precisa saber com o quê você se sente bem, o que te cai bem. Seu estilo de música favorito é aquele lhe soa melhor aos ouvidos, não é? Seu estilo de roupa é o que te cai melhor no corpo.

No seu ponto de vista, porque as novelas influenciam tanto?
As celebridades são usadas como informação subliminar de moda e/ou produto. Acredito que pessoas captam isso e são carentes mesmo de referências de estilo. Além de que é fácil se identificar com uma Helena, de Manoel Carlos. (risos)

Qual é o melhor do seu trabalho?
A pesquisa na área têxtil e ir para as ruas observar o comportamento.

E o pior?
Não consigo pensar em nada, no momento.

O que você sempre usa?
Básica branca. Vai bem com tudo.

E o que você jamais usaria?
Bota branca. É Paquita demais pra mim.

O que é ser chic?
Nossa! É difícil expressar isso com palavras. Mas ser chic é algo ligado ao gesto, à postura. Uma imagem chic é sempre limpa, no meu imaginário. É aquela história de o menos ser sempre mais.

O que é ser brega?
Acho que é se preocupar com o imediato. A falta de estilo é brega.

O que uma pessoa deve priorizar na hora de se vestir?
Roupa é estado de espírito, então o importante mesmo é simplificar e vestir o que lhe cai bem, sem se preocupar muito se isso ou aquilo está na moda. Tem que se sentir bem no modelito. Mas, se a duvida insistir: jeans, básica e havaianas! É básico.


Fale um pouco da moda que você faz, da sua grife, Francisca.
Bom, a Francisca existe há uns cinco anos, mas tem ganhado força nos últimos dois ou três, quando começou a colher convites para participar de importantes eventos de moda, como o Fashion Rio e o Oi Fashion Tour, além do extinto Recife Fashion Week. A marca ganhou visibilidade e passou a ser reconhecida nacionalmente. E a moda que eu faço segue uma linha bem balneário. Francisca veste uma mulher contemporânea, bem informada, que procura conforto, sem perder a feminilidade e elegância.
_____________________________________________

Gostou da interview? Então, não perca o desfile! Vai ser ao meio dia da sexta-feira, em Boa Viagem. Seus pezinhos vão sambar, com a trilha assinada e executada ao vivo por Cibele do Cavaco. Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário